Palestra Maturidade da Criança e Entrada para o 1º Ciclo

Entrada 1 Ciclo

5 de Maio | 16h

Nos dias de hoje assiste-se a uma entrada cada vez mais cedo na escola primária, sendo muitas as crianças que entram ainda com 5 anos de idade. Assiste-se também a uma escolarização precoce, com os últimos anos de jardim de infância a serem usados como uma preparação para o “sucesso escolar”, com treino de alfabetização e de cálculo a serem introduzidos cada vez mais cedo.

Mas será que isto é adequado ao desenvolvimento saudável da criança? Será que isto verdadeiramente contribui para o sucesso escolar?

Ao mesmo tempo assistimos igualmente a um aumento das “dificuldades de aprendizagem”, dos distúrbios de desenvolvimento, tais como dislexia e perturbações de atenção e de ansiedade e depressão em crianças pequenas.

O que mudou na maneira como se vive a infância? Quais são as necessidades de uma criança – de cada criança individual – nas diferentes etapas do seu desenvolvimento? E como sabemos que está pronta para a escola?

Cabe aos pais a importante decisão de quando fazer esta transição da criança do jardim de infância para o ambiente de escola. Vamos ouvir, reflectir e debater sobre este tema com a professora Luisa Pereira, uma das primeiras professoras a usar a pedagogia Waldorf em Portugal, uma pedagogia centrada na observação e conhecimento profundo do desenvolvimento e necessidades da criança.

Onde: SFMOG (“Música Velha”), Grândola

Custo: Grátis

Inscrições e Informações: el.alentejolitoral@gmail.com